sexta-feira, novembro 24, 2006

Clarice Lispector





Clarice Lispector (1926-1977)
Nascida na Ucrânia, veio para o Brasil com 2 meses. Passou a infancia em Recifee , mais tarde, transferiu-se para o Rio de Janeiro. Como estudante de direito estreou nas letras com "Perto do Coração Selvagem. Casada com um diplomata, de quem mais tarde se divorciou, viveu na Itália , Suiça e Eua.



Alguma frases

"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."

"Tenho várias caras. Uma é quase bonita, outra é quase feia. Sou um o quê? Um quase tudo".

"... eu só escrevo quando eu quero, eu sou uma amadora e faço questão de continuar a ser amadora. Profissional é aquele que tem uma obrigação consigo mesmo de escrever, ou então em relação ao outro. Agora, eu faço questão de não ser profissional, para manter minha liberdade."

"Antes dos sete anos eu já fabulava e já inventava histórias. Por exemplo, inventei uma história que não acabava nunca, é muito complicado explicar esta história. Quando eu comecei a ler e a escrever, eu comecei a escrever também pequenas histórias."

"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca".

"Quando eu me comunico com criança é fácil porque sou muito maternal. Quando me comunico com adulto, na verdade estou me comunicando com o mais secreto de mim mesma, daí é difícil... O adulto é triste e solitário. A criança tem a fantasia muito solta."

Características
(Segundo D. Bosco)

Clarice Linspector é, ao lado de guimarães rosa, uma das figuras mais representativas da literatura brasileira da geração de 45.
Segundo uma linda de focção intimista, introspectiva, com abertura para o social.
  • Textos complexos e abstratos, com metáforas incomuns e obediência ao fluxo da consciência;
  • Revalorização da palavra, explorando os limites do significado.
  • preocupação existencial, questionamento do cotidiano;
  • herói preso à força da existência à procura de fomas pra libertar-se;

Minha Opinião

Apesar do poco conhecimento de sua obra, ela ja faz parte da minha lista de escritores favoritos. Estou lendo Legião Estrangeira, contos, onde pude ver a riqueza de sua obra. Instigativa, ela consegue ir nos sentimentos mais profundo do leitor, atravéz de lacunas que cabe ao leitor completar.

Obras: Romances = Perto do coração Selvagem, O lustre, A Cidade Sitiada, A Maça no Escuro, A Paixão segundo G.H., Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, Agua Viva, A hora da Estrela, Um Sopro de Vida.

Contos: Alguns Contos, Laços de Família, A Legião Estrangeira, Felicidade Clandestina, Imitação da Rosa, A Via-Crúcis do Corpo.

Entrevista

Mais um grande achado no site Cabuloso Destino, essa entrevista com Clarice Lispector dada ao jornalista Junio Lerner para o programa Panorama em 1977.

Primeira Parte



Segunda Parte





Terceira Parte





Qarta Parte





Quinta Parte





Trechos "O Ovo e a Galinha"
De manhã na cozinha sobre a mesa vejo o ovo.

Olho o ovo com um só olhar. Imediatamente percebo que não se pode estar vendo um ovo. Ver o ovo nunca se mantêm no presente: mal vejo um ovo e já se torna ter visto o ovo há três milênios. – No próprio instante de se ver o ovo ele é a lembrança de um ovo. – Só vê o ovo quem já o tiver visto. – Ao ver o ovo é tarde demais: ovo visto, ovo perdido. – Ver o ovo é a promessa de um dia chegar a ver o ovo. – Olhar curto e indivisível; se é que há pensamento; não há; há o ovo. – Olhar é o necessário instrumento que, depois de usado, jogarei fora. Ficarei com o ovo. – O ovo não tem um si-mesmo. Individualmente ele não existe.

Texto Completo

ontem li "o ovo e a galinha" muito intrigante realmente. me pareceu as vezes que ela estava em certos trechos discutindo a condição mulher e mãe, a reprodutora. como se ela não fosse a mulher ou a propria pessoa e sim algo que contornaria o próprio ovo ou a cria. talvez a mãe e mulher é algo que só exista em função do ovo. é o ovo que faz a mulher. Talvez não seja isso, como ela mesmo disse , ela é campea em releituras. meu acho que eu vo parar de ler ela que ja to queimando o meus neuronios escaços.


Linkes de pesquisa

Cabuloso Destino
Batrix
Teve Cultura
Releituras
Vidas Lusofonas
ObraeVidadeClariceLispector

Sem comentários: